Prémio Portugal País de Excelência em Engenharia

O Prémio “Portugal, País de Excelência em Engenharia”, promovido pela COTEC em parceria com o Ministério da Educação e a Ordem dos Engenheiros, destina-se a premiar actividades de âmbito escolar, desenvolvidas por alunos e professores, durante o ano lectivo escolar.

O Prémio, e o correspondente Concurso, têm por objectivo promover o espírito científico, a iniciativa e trabalho de equipa, a aprendizagem e ensino experimental, e as actividade de aplicação de Ciência e Engenharia junto dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico – 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade –, reconhecendo Alunos ou Grupos de Alunos, Professores ou Grupos de Professores e Escolas ou Agrupamentos Escolares pelas actividades desenvolvidas em aulas experimentais – e /ou de laboratório – a que são equiparáveis actividades realizadas noutros espaços de ensino e aprendizagem como Clubes de Ciência, Clubes de Robótica, e outros da mesma natureza.

O âmbito do Concurso é nacional, encontrando-se aberto a todas as Escolas públicas e privadas, e a todos os seus Alunos e Professores.Os três projectos distinguidos em cada uma das duas categorias (alunos e Escolas) serão premiados com impressoras 3, kits de programação e computadores. O professor que acompanhe o projecto premiado com o 1.º lugar na categoria Alunos será reconhecido com a Distinção Bondalti.

CANDIDATURAS ALUNOS OU GRUPOS DE ALUNOS

Os Alunos ou Grupos de Alunos, em conjunto com o Professor, ou Grupo de Professores, que os acompanham e orientam na execução dos seus projectos/produtos/protótipos – deverão submeter uma manifestação de interesse, sendo que a candidatura do projecto/produto/protótipo desenvolvido durante o ano lectivo poderá ser submetida até 30 de Junho de 2020.

Submeter Candidatura Alunos

No momento de submissão de candidatura de Alunos ou Grupos de Alunos deverá ser anexado documento ”Certificação da veracidade da informação” assinado pela Direcção da Escola ou Agrupamento Escolar, Aluno(s) e Professor(es) envolvidos no projecto e / ou produto a concurso, certificando a veracidade das informações prestadas.
Em virtude das circunstâncias actuais, o documento “Certificação da veracidade da informação” poderá apenas ser assinado pela Direcção da Escola ou Agrupamento Escolar,  sendo dispensadas as assinaturas do alunos envolvidos no Projecto.

Obter documento ”Certificação da veracidade da informação” editável.

Poderá consultar o documento “Orientações à submissão da Candidatura de alunos ou grupos de alunos” para saber quais os campos a preencher nesta candidatura.

CANDIDATURAS ESCOLAS OU AGRUPAMENTOS ESCOLARES

As Escolas ou Agrupamentos Escolares devem realizar as suas candidaturas até 30 de Abril de 2020, descrevendo o processo pedagógico criado e implementado na componente experimental e / ou laboratorial do ensino da engenharia, assim como a rede de apoio a Alunos e Professores para a realização dos objectivos e para o aproveitamento do potencial deste tipo de ensino.

Poderá consultar o documento “Orientações à submissão da Candidatura de escolas ou agrupamentos escolares” para saber quais os campos a preencher nesta candidatura.

Submeter Candidatura Escolas

VENCEDORES 1.ª EDIÇÃO

Consulte a Lista dos vencedores passados do Prémio “Portugal, País de Excelência em Engenharia”.

Poderá consultar os seguintes documentos: